terça-feira, 29 de julho de 2008

Escolher a bicicleta certa!


O BTT Valongo decidiu postar aqui alguma informação sobre a escolha e compra de bicicletas e a sua utilização, dado termos constatado que ainda existe muita confusão acerca do assunto.

Procuramos esta informação da fonte mais fidedigna possível (BikeMagazine)

Que bike faz o quê? Faça-se luz!
Ok, vais comprar uma bike. Mas sabes qual o tipo de bike que precisas? Hoje em dia há oito modalidades dentro do BTT. Vê com atenção este artigo para saberes que tipo de bike se adequa à utilização que lhe queres dar e aos trilhos onde andas ... (ler mais)

A tua bike deve servir-te... como uma luva!
Ainda antes de comprares a tua bike, deves ter em atenção não só qual o tamanho do quadro mas também outros aspectos a ter em conta. Vê aqui o que deves ponderar quando decidires o tamanho ... (ler mais)

Antropometria e BTT
Aqui ficam alguns conselhos que te permitem ajustar melhor a bicicleta às tuas características e, por consequência, tirar maior rendimento dela ... (ler mais)

..............................................

domingo, 20 de julho de 2008

O BTT Valongo - Três anos a pedalar

Faz este mês 3 anos que criamos o Blog do BTT Valongo.
De forma a não deixar passar esta data em claro decidimos renovar o visual do blog, e criamos um novo logótipo, que brevemente será estampando em t-shirts e Jerseys.

Foram três anos de muitas alegrias, criamos novos amigos, não só em Valongo e no país mas também em vários países da na Europa e nas Américas do norte e sul. Aprendemos mais sobre este desporto, e o mundo das bicicletas, colaboramos e participamos em várias provas e eventos.
Acima de tudo apaixonamo-nos pela bicicleta e a sua utilização, onde todos participam e querem sempre mais, exemplo disso são os famosos “Passeios Domingueiros”.
Mas não são só as bicicletas para o BTT Valongo, tudo serviu para mais uma reunião, fizemos espeleologia, escalada, acampamentos, os famosos jantares na gruta e muito mais.

Tem nos sido solicitado para oficializar o BTT Valongo como uma associação, foi discutido entre nós, mas chegamos à conclusão que não há um vazio nesta área, até pelo contrário no concelho de Valongo existem muito boas associações … por isso preferimos colaborar com elas.

O BTT Valongo permanecerá como um grupo de grupo de pessoas amigas do ócio e dos bom manjares, que descobriu o prazer de pedalar e do convívio que isso proporciona.


Novo logótipo do BTT Valongo


INVERSE - Maillo manga curta
Equipamento BTT Valongo

24H BTT

24 Horas BTT Sobrado BTT Clube / Candibyke
CLASSIFICAÇÕES COMPLETAS

O BTT Valongo “participou” nas 24 Horas BTT CANDIBYKE SBC-Sobrado BTT Clube, prova realizada este fim de semana (12 e 13 de Julho). A equipa do BTT Valongo constituída pelos bravos, Paulo Vale Neves, Laurindo Neves, Telmo Vale e João Paulo, apesar da adversidade da prova, estes jovens cumpriram a missão, com uma prestação incrível de 2 voltas, ou 0,5 voltas cada um.

Num percurso circular, marcado no terreno, com extensão de 8,0 km, com grau de dificuldade médio/alto, piso variado e irregular, declives ascendentes e descendentes entre obstáculos naturais onde foram testadas as capacidades atléticas, a destreza e a estratégia da equipa do BTT Valongo, durante 24 horas contínuas.

No centro da imagem, o grande impulsionador das 24 Horas BTT CANDIBYKE SBC-Sobrado BTT Clube.




24H BTT






Fotografias de alguns atletas em prova. Só nos foi possível fotografar os elementos do BTT Valongo em momentos de descanso, dado que em prova a velocidade era tal, que se tornou impossível captar imagens, é de recordar que os mesmos realizaram 0,5 voltas cada um.

24H BTT






24H BTT






24H BTT - Ciclismo


No Sábado os membros do BTT Valongo ainda tiveram tempo para dar uma espreitadela à prova de ciclismo em Valongo, foram ver a parte final … a chegada à meta. Subida à St. Justa.

Aí fomos encontrar Afonso Lobão, Ex. Deputado na Assembleia da Republica, e actualmente director Centro Regional de Segurança Social do Porto.

Embora não sendo aquele o momento, aproveitamos para uma conversa informal, dado que este foi enquanto Deputado na Assembleia da Republica, o responsável pela apresentação e defesa de projectos-lei para a criação de uma zona protegida nas serras de Valongo.

Descobrimos então que é um fervoroso adepto do ciclismo e do BTT, inclusive, e para nosso espanto falou da prática do downhill e das pistas existentes na serra. Explicou-nos com entusiasmo das potencialidades na prática e apoio destes desportos em Valongo …
Bom! Pena é realmente que as entidades responsáveis não partilhem do mesmo entusiasmo.

Afonso Lobão





24H BTT - Noite



Portugal sem fogos


Portugal sem fogos depende de todos


A Autoridade Nacional de Protecção Civil apela assim aos cidadãos para, nos espaços florestais e durante este período de alerta:

- Evitarem comportamentos de risco.
- Não fazerem qualquer tipo de fogo.
- Não deitarem fósforos ou pontas de cigarros para a floresta.
- Não utilizarem foguetes nem fogo-de-artifício.
- Não esquecer, que os incêndios florestais constituem uma séria ameaça à floresta portuguesa, que compromete a sustentabilidade económica e social do País.

Se avistar o início de um incêndio florestal, ligue de imediato para o 112 ou 117.

video


www.proteccaocivil.pt

Bombeiros Voluntários de Valongo
Telefone: 224 220 002 ou 224 220 484

www.bvv.pt

Bombeiros Voluntários de Ermesinde
Telefone: 22 971 00 29

PSP Valongo
Telefone: 224221795

PSP Ermesinde
Telefone: 22 974 88 81

GNR Alfena
Telefone: 22 968 62 11

GNR Campo
Telefone: 22 411 05 31

Bombeiros Número do Serviço Nacional de Bombeiros.
Telefone: 21 342 2222

Ciclovia Famalicão/Póvoa


Bom! … Depois de muitas tentativas alguns "tolinhos" do BTT Valongo (Paulo, João Paulo e Telmo), lá foram fazer a Ciclovia – Famalicão/Póvoa.Posso dizer que o dia escolhido não podia ser melhor … chuva, mais chuva e chuva! …O que leva a lama, mais lama e ainda mais lama.Mas lá foram os 3 tolinhos, de Valongo até Famalicão a coisa até que não correu mal, pois foram de carro … Mas quando lá chegaram a coisa ficou mais complicada, CHUVA … Os primeiros km até que não foram maus, pois apesar da chuva o passeio estava a ser muito agradável e a ciclovia é muito interessante.

Quando acabou a respectiva ciclovia (12km) foi quando começaram os problemas, pois decidimos continuar pela linha do comboio … De um passeio calmo e sereno passou para um inferno de lama, calhaus e alguns desvios, embora estejamos habituados a estas situações não estávamos preparados para o que iria acontecer … O João Paulo não se estava a aguentar fisicamente, o facto de não andar de bicicleta há vários meses acabou por se reflectir nas pernas. O Telmo e Paulo lá foram dando umas palavras de encorajamento e ele lá se aguentou com muito esforço até à Povoa … Foi então que a seu pedido chamamos o carro de apoio.

O nosso agradecimento a todo o Staff do BTT Valongo … (Membros do Staff – Dário).

Deixo aqui uma nota, que apesar do João Paulo não ter aguentado, o percurso é muito agradável.






INFORMAÇÃO IMPORTANTE: Afinal quem não aguentou foi o Paulo … Não João Paulo, esse pelos vistos estava possuído e queria vir até Valongo.


Ciclovia Famalicão/Póvoa



Paulo Vale Neves. Este é o homem que não se aguentou … Ou melhor aguentou, mas quando chegaram à Póvoa se lhe tapassem a boca ele morria.Sabemos (informação segura) que mal chagou a casa ficou ligado ás máquinas e a tomar soro, possivelmente não levantará nos próximos dias.

FORÇA PORTUGAL … Pois eu estou todo roto!

Voltinha de Domingo


Mais uma “Voltinha de Domingo” do BTT Valongo.

O que mais marcou esta “Voltinha de Domingo” foi o retorno do Paulo China as andanças do BTT, dado, que depois do acidente o seu reaparecimento era esperado com expectativa.





Voltinha de Domingo



Investigação - Salvamento


Depois de tanta controvérsia e discussões sobre o salvamento o BTT Valongo decidiu mostrar aqui o percurso efectuado no dia do salvamento. É de lembrar que parte do mesmo foi efectuada pela viatura de apoio.

O BTT Valongo, informa que está sobre investigação os acontecimentos, não só desse fatídico dia, mas também os dias posteriores ao acontecimento, pois o facto é que o anonimato que o BTT Valongo tanto queria preservar das duas criaturas salvas, foi posto a descoberto, ainda não sabemos por quem, mas estamos perto de descobrir o responsável pelo acto que afectou social e psicologicamente, e de forma tão devastadora estes dois simples batetistas.